O Bravo acaba de chegar às concessionárias, mas a Fiat ainda não lançou a versão apimentada do modelo. Batizada de T-Jet, essa opção estará nas lojas em março com motor 1.4 16V turbo e preço de R$ 67.700.
Com 152 cv de potência e torque de 21,1 mkgf, a configuração se mostra a mais bem acertada da linha. Sua suspensão foi retrabalhada e o câmbio, manual e italiano, é diferente do das demais opções do carro. Além disso, apenas ele traz o programa eletrônico de estabilidade (ESP).
A avaliação foi feita no Autódromo Internacional Nelson Piquet, no Rio de Janeiro. Aceleramos o carro por uma seção de 3 km, que contava com seis curvas. Um circuito que privilegiou o uso da tecla overbooster, que muda o mapeamento do acelerador e aumenta a pressão da turbina. Assim, quando mais de 10% do curso do pedal é acionado, há um pico de torque de 23 mkgf a 3.000 rpm.
Na saída dos boxes já foi possível notar a diferença do T-Jet para os demais Bravo. O câmbio de seis marchas conversa bem com o motor e tem bons engates. O giro sobe rapidamente e o turbo enche, puxando o Fiat para o final da reta. Dá para sentir a disposição que o carro tem para alta velocidade. De acordo com informações da Fiat, ele atinge máxima de 206 km/h.
O desempenho em curvas é um capítulo à parte. Ao entrar em uma logo após a reta principal, nota-se que os freios são bem modulados, deixando o carro no ritmo desejado. A suspensão, recalibrada e 20 milímetros mais baixa que a das versões convencionais, dá conta do recado.
Já o ESP faz com que a carroceria do Bravo vença a mesma curva de forma equilibrada, além de endireitá-la para percorrer os 600 metros de reta a seguir. Completa o pacote a direção com assistência elétrica – que fica mais firme com o overbooster acionado. Ela encaminha bem o Bravo para a tangente. No entanto, poderia interagir mais com o motorista na hora de transmitir as reações do veículo.
O Bravo T-Jet é o mais caro da linha. Isso porque, além de ter aptidão esportiva, é o que traz mais itens de série. Ar-condicionado digital, freios ABS, air bag duplo e volante revestido de couro são alguns dos equipamentos incluídos no pacote.
No entanto, o mais atraente desse hatch só se sente em movimento e, de preferência, num autódromo com circuito empolgante.
Fonte: Jornal do Carro
Não acho que tem condições suficiente para aposentar o Fiat Stilo, acho que será um grande erro da marca aventurar em um mercado com tantos concorrente e deixar um mercado garantido que é o do Fiat Stilo de lado!!
ResponderExcluir1.4 Turbo?????????????
ResponderExcluirR$67.000.00!!!!!
Imagina se fosse um 1.8 Turbo,ia pra R$110.000.00 brincando.
Os carros estao decaindo muito.
gostei muito desta versão t-jet
ResponderExcluiracho o bravo um bom negocio!