TwinAir. Guarde bem esse nome, pois há (uma grande) possibilidade de esse “motorzinho”desenvolvido pela Fiat Powertrain Technologies (FPT) ser produzido no Brasil. Mais precisamente em Campo Largo (PR).
O propulsor começou a ser vendido na Europa há cerca de três meses e, por enquanto, é aplicado apenas no Fiat 500 por lá. Mas isso vai mudar. Ele tem 875 cm³, apenas dois cilindros (paralelos, que sobem e descem juntos) e oito válvulas. Gera 85 cv e 14,8 mkgf de torque a apenas 2.000 rpm.
Esse motor é mais forte do que o 1.4 Evo utilizado no Uno vendido no Brasil. O do hatch nacional rende, com etanol, até 88 cv, mas entrega apenas 12,5 mkgf a 3.500 rpm.
Os bons números do propulsor TwinAir são resultado da tecnologia MultiAir. Com ela, as válvulas são as responsáveis por controlar a quantidade de ar na admissão (e não a borboleta do acelerador, como ocorre nos motores “comuns”).
Essa mudança elimina as perdas por bombeamento e melhora o rendimento, uma vez que o ponto ideal de admissão por meio das borboletas só ocorre quando se pisa fundo no pedal do acelerador.
“A FPT estuda aplicar o novo propulsor em outros modelos na Europa e trabalha em uma versão um pouco maior, com quase 1 litro e cerca de 100 cv, para equipar veículos mais caros”, afirma o assessor técnico da FPT no Brasil, Ricardo Dilser.
Fonte: Jornal do Carro
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