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sábado, 17 de março de 2012

Fiat 500L, cada vez mais longe do Cinquecento original


Não é apenas coincidência que a Fiat não tenha um utilitário esportivo para chamar de seu até hoje. Não está no DNA da marca italiana criar um produto tão grosseiro, com o perdão da palavra. Seus carros têm esse toque de refinamento característico dos italianos e o visual típico de SUV não têm nada a ver com isso.


Explicado isso, dá para crer que o carro ao lado é um SUV? Pois foi o que a Fiat disse. Nossa impressão é que o 500L – eis o nome mágico – não passa de uma minivan com inspiração cada vez mais distante no clássico Cinquecento da década de 1950.


Sim, a Fiat está explorando como pode o charme do carrinho – e bota carrinho já que o original é quase um brinquedo comparado aos carros atuais. Não que seja exclusividade dela já que a BMW corrompeu todas as convenções que fizeram do Mini Cooper um carro tão famoso.

É essa a mesma situação do 500L: tal qual o Countryman, o novo Fiat só traz a carinha charmosa do 500. A plataforma, o conceito, a fábrica, nada tem a ver com seu irmão menor. O crossover será feito na Sérvia, usa uma nova base que dará origem a vários outros carros e mira num público que quer mais agressividade, espaço, mas aquele jeito descontraído que o mini-carro oferece.

Os motores pelo menos são comuns, o dois cilindros TwinAir 0.9 litro e o 1.4 litro, além de uma versão a diesel. A receita, por enquanto, é exclusiva para a Europa (onde chega no final do ano), com exceção de alguns mercados nanicos como o do Chile, cotado para estreá-lo na América do Sul.

Ou seja, teoricamente é pouco provável que o 500L (o “L” vem de Large, grande em português) apareça em terras tupiniquins. A não ser que repita o sucesso do 500.
Fonte: iGCarros

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