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quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Motor 0.9 da Fiat pode ser produzido no País


TwinAir. Guarde bem esse nome, pois há (uma grande) possibilidade de esse “motorzinho”desenvolvido pela Fiat Powertrain Technologies (FPT) ser produzido no Brasil. Mais precisamente em Campo Largo (PR).

O propulsor começou a ser vendido na Europa há cerca de três meses e, por enquanto, é aplicado apenas no Fiat 500 por lá. Mas isso vai mudar. Ele tem 875 cm³, apenas dois cilindros (paralelos, que sobem e descem juntos) e oito válvulas. Gera 85 cv e 14,8 mkgf de torque a apenas 2.000 rpm.
Esse motor é mais forte do que o 1.4 Evo utilizado no Uno vendido no Brasil. O do hatch nacional rende, com etanol, até 88 cv, mas entrega apenas 12,5 mkgf a 3.500 rpm.

Os bons números do propulsor TwinAir são resultado da tecnologia MultiAir. Com ela, as válvulas são as responsáveis por controlar a quantidade de ar na admissão (e não a borboleta do acelerador, como ocorre nos motores “comuns”).

Essa mudança elimina as perdas por bombeamento e melhora o rendimento, uma vez que o ponto ideal de admissão por meio das borboletas só ocorre quando se pisa fundo no pedal do acelerador.

“A FPT estuda aplicar o novo propulsor em outros modelos na Europa e trabalha em uma versão um pouco maior, com quase 1 litro e cerca de 100 cv, para equipar veículos mais caros”, afirma o assessor técnico da FPT no Brasil, Ricardo Dilser.

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